Como nasceu o Sistema Solar — e o papel de Júpiter na origem da Terra

Entenda como colisões de poeira, a linha de gelo e a gravidade de Júpiter permitiram a vida no planeta Terra

sistema-solar-1920x1006
(Imagem: Triff / Shutterstock.com)

Compartilhe esta matéria

Há cerca de 4,5 bilhões de anos, uma nuvem de gás em colapso deu origem ao Sol, marcando o início do nosso sistema solar. Com o nascimento da estrela, o material remanescente formou um disco protoplanetário — uma imensa faixa de gás e poeira em torno do Sol.

Em um artigo no site The Conversation, Christopher Palma, professor de Astronomia e Astrofísica da Penn State University, explica como ocorreu esse processo.

“Partículas colidiam e se agregavam como flocos de neve virando bolas de neve”, explica Palma. Esse processo de acréscimo formou desde pequenos seixos até planetas inteiros.

Leia mais:

A linha de gelo é parte importante da história do sistema solar, dando origem aos planetas – Imagem: forplayday/iStock

A linha de gelo

  • Um fator decisivo na formação planetária foi a chamada linha de gelo, localizada na região que hoje corresponde ao cinturão de asteroides.
  • Ali, era frio o suficiente para o gelo se formar, contribuindo para o surgimento dos gigantes gasosos — Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  • Já os planetas internos, como a Terra, surgiram mais lentamente por estarem em uma região mais quente e com menos material.

“Júpiter e Saturno se formaram rapidamente, em poucos milhões de anos”, observa Palma. Já os planetas internos levaram até 100 milhões de anos. Apesar da diferença parecer grande, é uma fração mínima na escala cósmica.

A influência crucial de Júpiter

Após sua formação, os planetas migraram. Netuno trocou de posição com Urano, e Júpiter se moveu para dentro, influenciando dramaticamente o ambiente. Sua gravidade empurrou detritos, moldou o cinturão de asteroides e ajudou a posicionar a Terra na zona habitável — nem quente, nem fria demais.

“Se Júpiter não tivesse se formado do jeito que se formou, talvez não estivéssemos aqui”, conclui Palma.

Ao saber mais sobre a história do sistema solar, é possível entender como Júpiter ajudou a Terra a existir – Imagem: Buradaki / Shutterstock


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.


Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Boletim informativo

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada, junto com mais de 10.000 clientes e alunos.
×