Roblox vai construir seu 1º data center na América do Sul em São Paulo

A plataforma de jogos Roblox anunciou, na sexta-feira (02), que vai construir um data center em São Paulo (SP). Vai ser o primeiro data center da empresa na América do Sul. O anúncio ocorreu durante a Gamescom Latam. E a inauguração está prevista para 2026.

O objetivo do investimento é melhorar a qualidade do serviço para brasileiros. E permitir o uso de ferramentas mais avançadas de inteligência artificial (IA) na plataforma. No entanto, a empresa não revelou quanto vai investir no projeto.

Data center em SP deve melhorar qualidade do Roblox no Brasil

Não é de hoje que usuários brasileiros pedem por um servidor nacional de Roblox. Com um data center na capital paulista, a conexão deve ficar mais rápida e estável, com menos interrupções, na plataforma.

  • Atualmente, a Roblox possui mais de 20 servidores distribuídos pelos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oceania.
pessoa no computador usando a plataforma roblox
Brasil é o segundo país com mais usuários no Roblox (Imagem: Cassiano Correia/Shutterstock)

Além de melhorar a experiência dos jogadores, o novo data center deve impulsionar o uso de IA. Hoje, a tecnologia é usada para traduzir mensagens de chat, ajudar na criação de scripts de programação e modificar objetos 3D.

Para quem não sabe: o Roblox é uma plataforma online de jogos criados pelos próprios usuários. São cerca de seis milhões de experiências disponíveis.

O Brasil é o segundo país com mais usuários na plataforma (fica atrás apenas dos Estados Unidos). Entre o início de 2021 e o início de 2025, o número de brasileiros no Roblox cresceu 183%.

Em 2024, a empresa repassou US$ 923 milhões (R$ 5,2 bilhões) para a comunidade de criadores, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Mudança no Roblox deve deixar os preços mais acessíveis no Brasil

Roblox terá nova função para ajudar criadores dentro do jogo: o Preço Regional. A funcionalidade irá ajustar o preço dos itens e passes nas experiências conforme a economia do país dos jogadores.

Testes iniciais demonstraram que a porcentagem de usuários que compraram itens aumentou em 26% nas experiências no Brasil.

Pessoa criando um jogo no Roblox
No Roblox, os criadores têm liberdade para criar experiências únicas dentro da ferramenta de desenvolvimento do jogo. (Imagem: Divulgação/Roblox)

As transações dentro do jogo são feitas por meio do Robux, uma moeda virtual com a qual os usuários podem comprar itens e passes.

Leia mais:

Boa parte do uso desse dinheiro ocorre dentro das experiências – os mundos que os criadores desenvolvem e que os jogadores podem acessar para se divertir em jogos, eventos e outras práticas lúdicas.

Com a nova função, os preços em Robux dentro das experiências passarão a refletir melhor a economia local dos jogadores, ao invés de se manterem fixos independentemente do país dos usuários.

Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.


Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Boletim informativo

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada, junto com mais de 10.000 clientes e alunos.
×