Olhar Digital > Pro > Mattel e OpenAI firmam parceria para reinventar brinquedos com IA
Tecnologia da OpenAI será usada no desenvolvimento de produtos e experiências interativas, enquanto a Mattel aposta em inovação e entretenimento digital

/Shutterstock
Compartilhe esta matéria

Tudo sobre OpenAI
A Mattel, fabricante da Barbie, anunciou uma parceria com a OpenAI para incorporar inteligência artificial generativa ao desenvolvimento de brinquedos e à reimaginação de suas marcas icônicas.
Este é o primeiro acordo da OpenAI com uma empresa do setor de brinquedos e reflete sua estratégia de expandir presença em diversas indústrias.

Detalhes da parceria
- A colaboração busca criar novos produtos e experiências interativas que envolvam os fãs de forma segura e responsável.
- Segundo comunicado oficial, as empresas planejam lançar ainda este ano o primeiro brinquedo com tecnologia de IA.
- Embora os detalhes do projeto permaneçam limitados, o diretor de franquias da Mattel, Josh Silverman, afirmou para a Bloomberg que ele incluirá desde itens físicos até experiências digitais, mantendo sempre o controle criativo nas mãos da Mattel.
- A parceria não envolve licenciamento de propriedade intelectual para a OpenAI.
Além dos novos produtos, os funcionários da Mattel também terão acesso ao ChatGPT Enterprise para acelerar processos criativos e de desenvolvimento. A empresa vê a IA como uma forma de expandir sua missão de entreter e inspirar por meio do brincar.
Leia mais:

Mattel em expansão
A Mattel está em uma fase de forte crescimento no entretenimento, impulsionada pelo sucesso do filme Barbie em 2023.
A companhia trabalha em filmes de outras marcas, como Hot Wheels e Polly Pocket, além de investir em jogos digitais, com o lançamento do seu primeiro game autopublicado previsto para 2026.
A união com a OpenAI marca um passo importante rumo à reinvenção tecnológica de suas tradicionais franquias.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.