Olhar Digital > Pro > As big techs que os brasileiros mais desejam trabalhar em 2025
Google, Amazon e Microsoft concentram a maior parte das buscas por vagas home office, estágios e programas de jovem aprendiz no país

Compartilhe esta matéria
Entrar para o time de uma grande empresa de tecnologia continua sendo o objetivo de muitos profissionais em início de carreira ou em busca de consolidação no mercado.
No topo da lista de desejos estão as chamadas “Big Five” — Amazon, Apple, Google, Meta e Microsoft —, gigantes do setor que ditam tendências globais em inovação, produtos e serviços.
De acordo com um levantamento da DataCamp, plataforma especializada em cursos de dados e inteligência artificial, mais de 1,5 milhão de buscas por vagas nessas empresas foram registradas no último ano no Brasil.
O estudo analisou as pesquisas feitas no Google entre maio de 2024 e abril de 2025 e revelou um panorama das companhias mais procuradas por brasileiros interessados em trabalhar no setor.
Leia mais
As buscas abrangem diversas modalidades de emprego, como trabalho remoto, vagas para estágio, jovem aprendiz e oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs).
Entre os destaques, estão o aumento de 80% nas buscas por “Microsoft jovem aprendiz” e de 53% em “estágio Google” apenas entre fevereiro e abril de 2025.

Home office e jovem aprendiz
Buscas por vagas home office:
- Google: 41.560
- Amazon: 13.520
- Meta: 5.720
- Microsoft: 4.010
- Apple: 2.740
Buscas por vagas de estágio e jovem aprendiz:
- Google: 116.910
- Amazon: 48.340
- Microsoft: 29.580
- Apple: 6.800
- Meta: 5.540
Esse interesse crescente não se limita aos altos salários. As big techs são vistas como ambientes de aprendizado contínuo, desenvolvimento internacional e cultura de inovação — elementos cada vez mais valorizados por profissionais em diferentes estágios da carreira.
Como o levantamento foi feito
A DataCamp analisou os termos mais buscados relacionados a vagas de trabalho em grandes empresas de tecnologia, como “trabalhar na Amazon”, “Microsoft vagas”, “Google home office” e “Apple emprego”.
No caso da Meta, foram incluídas as pesquisas envolvendo suas principais plataformas — WhatsApp, Instagram e Facebook. O período analisado foi de maio de 2024 a abril de 2025.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.