IA prevê clima com precisão e velocidade inéditas

Sistema já previu tufões e tempestades com maior exatidão que centros nacionais de meteorologia

ciclone-extratropical-1-1920x1080
(Imagem: BEST-BACKGROUNDS/Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

A Microsoft apresentou, nesta semana, o Aurora, modelo de inteligência artificial (IA) capaz de prever, com alta precisão, eventos climáticos, como furacões, tufões, tempestades de areia e qualidade do ar.

Segundo a empresa explicou em seu blog, a tecnologia supera abordagens meteorológicas tradicionais tanto em velocidade quanto em exatidão.

Treinado com mais de um milhão de horas de dados — incluindo imagens de satélites, leituras de radares e previsões históricas — o Aurora pode ser refinado com novos dados para fornecer previsões detalhadas para eventos específicos. Um estudo sobre o modelo também foi publicado na revista Nature.

O modelo Aurora foi treinado com mais de 1 milhão de horas de dados – Imagem: Microsoft
  • Em testes, o Aurora antecipou, com quatro dias de antecedência, a chegada do tufão Doksuri às Filipinas e superou o desempenho do Centro Nacional de Furacões dos EUA na previsão de trajetórias de ciclones tropicais entre 2022 e 2023;
  • A IA também acertou a rota da tempestade de areia que atingiu o Iraque em 2022;
  • Apesar de exigir grande poder computacional para o treinamento, a Microsoft afirma que o Aurora é extremamente eficiente em operação, gerando previsões em segundos, enquanto sistemas tradicionais levam horas em supercomputadores.

Leia mais:

Modelo da Microsoft já está operando em aplicativo de tempo

A empresa já incorporou o modelo ao aplicativo MSN Weather, em versão adaptada que fornece previsões horárias, inclusive sobre cobertura de nuvens. O código e os pesos do modelo estão disponíveis publicamente para pesquisadores.

A Microsoft posiciona o Aurora como um avanço significativo para a ciência climática — e um reforço estratégico frente a concorrentes, como o Google DeepMind, que também desenvolve IAs meteorológicas, como o WeatherNext.

celular com logo da microsoft
Modelo da Microsoft prevê fenômenos atmosféricos com alta velocidade e precisão (Imagem: Faqih Al Kautsar/Shutterstock)


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.


Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Boletim informativo

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada, junto com mais de 10.000 clientes e alunos.
×