Olhar Digital > Pro > Meta fecha (mais um) acordo de energia solar para abastecer data centers
Com mais de 12 GW de capacidade renovável, empresa investe pesado no Texas, líder em novas instalações solares nos EUA

Compartilhe esta matéria
A Meta anunciou novo acordo de energia solar nesta quinta-feira (21), garantindo 650 MW de capacidade em projetos desenvolvidos pela fornecedora de energia AES nos estados do Texas e Kansas, ambos nos Estados Unidos.
Segundo o TechCrunch, serão 400 MW instalados no Texas e 250 megawatts no Kansas, destinados a alimentar os data centers da empresa, que vêm se expandindo rapidamente para suportar suas crescentes operações com inteligência artificial (IA).
- Com este, já são quatro os acordos solares fechados pela Meta em 2025, todos no Texas;
- Os contratos anteriores incluem projetos de 595 MW, 505 MW e dois de 200 MW cada;
- A escolha do Texas não é por acaso: o Estado liderou a instalação de nova capacidade solar nos EUA em 2023 e 2024, favorecido por clima ensolarado, licenciamento rápido e conexões eficientes à rede elétrica.

Leia mais:
Energia pode ser gerada rapidamente
A energia solar tem se destacado por seus custos reduzidos e tempo de implantação acelerado. Segundo a AES, é possível começar a gerar energia antes mesmo da conclusão total dos parques solares, o que torna a sua adoção ainda mais interessante para as big techs.
“A geração rápida e o baixo custo da eletricidade são fatores-chave que atraem empresas de hiper escala, como a Meta”, afirmou Andrés Gluski, CEO da AES.
Somando todos os seus projetos, a Meta já acumula mais de 12 GW de energia renovável em seu portfólio global.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.