Motoristas poderão conversar com seus carros, receber ajuda na navegação, traduzir idiomas e acessar informações com comandos de linguagem natural

Compartilhe esta matéria
Na conferência I/O, o Google anunciou a expansão do seu chatbot de inteligência artificial, Gemini, para novos contextos — incluindo veículos. A Volvo, que já utiliza o sistema Android Automotive em seus carros, confirmou que será a primeira montadora a integrar o Gemini em toda a sua linha.
Com a novidade, motoristas poderão interagir com seus veículos de forma mais fluida, realizando tarefas como navegação, tradução de idiomas, busca de locais e até mesmo tirar dúvidas sobre o manual do carro por meio de linguagem natural.
A Volvo afirma que essa tecnologia reduz a “carga cognitiva” do motorista, facilitando a concentração na direção.
IA deixará os comandos mais fluídos
- Embora o Gemini esteja prestes a chegar ao Android Auto nas próximas semanas, os carros com Android Automotive (Google integrado) receberão a funcionalidade até o fim do ano.
- A IA também substituirá comandos robóticos do Google Assistente, oferecendo uma experiência mais intuitiva para tarefas como enviar mensagens, tocar música ou buscar direções.
- Segundo Alwin Bakkenes, chefe de engenharia de software da Volvo, a parceria com o Google coloca a marca na vanguarda da inovação automotiva: “Estamos colaborando em soluções de ponta que moldam o futuro dos carros conectados.”

Leia mais
Volvo receberá mais testes
A Volvo será ainda uma plataforma de testes e referência para novas tecnologias do Google no setor automotivo, recebendo atualizações e funcionalidades antes da implementação ampla.
O carro, como destacou o Google, está se tornando uma plataforma central para o uso do Gemini — especialmente por seu potencial em situações de alta complexidade, como o trânsito urbano.
A IA atuará em sinergia com os principais sistemas do veículo, ajudando até mesmo na navegação e no relato de incidentes por comando de voz.


Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.