Google está mudando completamente sua busca; veja os detalhes

Você com certeza já fez uma pesquisa qualquer no Google. Até pouco tempo atrás, as buscas resultavam em uma página cheia de links, e você clicava naquele que preferia. Isso mudou: no ano passado, o Google começou a apresentar as respostas prontas logo no topo da página.

Esse recurso é chamado de AI Overviews (ou Visão Geral de IA) e funciona com base no Gemini (ele busca as respostas na web e fornece um resumo com os principais resultados).

Alguns gostam desse ‘atalho’, já outros nem tanto e preferem continuar com a busca tradicional. A big tech gostou: durante o evento Google I/O, conferência anual voltada para desenvolvedores, a empresa anunciou que está expandindo o uso de IA nas buscas.

ícone do gemini em celular
Google está investindo de vez na busca com IA (Imagem: mundissima / Shutterstock.com)

Google vai apostar de vez no uso de IA nas buscas

Em comunicado, o Google revelou que, desde que o AI Overviews foi implementado, as buscas usando essa modalidade aumentaram em todo o mundo. Ou seja, as pessoas realmente aderindo ao ‘atalho’.

E tem mais: segundo a empresa, os usuários não se atém a perguntas simples. Elas estão começando a fazer pesquisas mais complexas, longas e multimodais (que envolvem mais de um formato, como texto, imagens e vídeos).

Pensando nisso, o Google anunciou o lançamento do Modo IA, uma modalidade de pesquisa de IA “mais poderosa, com raciocínio e multimodalidade mais avançados, além da capacidade de se aprofundar em perguntas complementares e links úteis para a web”. Basicamente, os resultados gerados por IA ficarão melhores e mais complexos.

O recurso está sendo testado desde o início do ano. Inicialmente, ele estará disponível apenas nos Estados Unidos através do Google Labs, mas sem necessidade de cadastro.

Novidade foi anunciada na conferência Google I/O 2025 (Imagem: Google/Divulgação)

Atualmente, quando você faz uma pesquisa simples no Google, um resumo gerado pelo Gemini com os principais resultados aparece logo no topo da página. No entanto, se você continuar rolando a tela, vai ver os links que já conhecemos.

De acordo com a demonstração publicada no blog da empresa, parece que o Modo AI estará disponível em uma aba própria, separada da aba principal. Veja como fica:

Modo IA do Google parece funcionar em uma aba separada (Imagem: Google/Divulgação)

Confira outros detalhes sobre o Modo IA:

  • Essa modalidade vai dividir a pergunta em subtópicos, permitindo gerar “uma infinidade de consultas simultaneamente”. O resultado é que as respostas serão mais aprofundadas do que um simples link;
  • Além disso, o Modo IA utiliza o Gemini, que consegue entender o contexto da pergunta para melhorar a qualidade dos resultados;
  • Segundo a big tech, a pesquisa com IA poderá “gerar centenas de buscas, analisar informações díspares e criar um relatório completo e de nível especializado em apenas alguns minutos, economizando horas de pesquisa”.

Leia mais:

Modo IA terá agentes capazes de fazer o trabalho para você

O Google ainda anunciou que vai integrar um agente de IA no buscador. Com ele, o usuário poderá fazer uma solicitação e a própria ferramenta resolve tudo, por conta própria.

Por exemplo, segundo a demonstração da empresa, você pode pedir: “Encontre 2 ingressos acessíveis para o jogo dos Reds neste sábado no andar inferior”. Então, o Modo IA começa a pesquisar em vários sites da web até achar um ingresso disponível que atenda todos os requisitos. Ele responde à pessoa com o link que melhor se encaixa no pedido, para que ela apenas entre e feche a compra.

O Olhar Digital deu os detalhes aqui.

Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Boletim informativo

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada, junto com mais de 10.000 clientes e alunos.
×