Olhar Digital > Pro > Android 16 pode ter ‘Modo StandBy’ parecido ao do iPhone
Códigos escondidos sugerem que Google quer transformar celulares Android em rádios-relógio inteligentes durante carregamento

Compartilhe esta matéria

Tudo sobre Android

Tudo sobre Apple

Tudo sobre Google
O Android 16, próxima versão do sistema operacional do Google para celulares, pode ganhar um “Modo StandBy” semelhante ao criado pela Apple para iPhone. A novidade foi descoberta pelo site Android Authority, que encontrou indícios no código da versão beta do sistema e nos Serviços do Google Play.
Segundo os trechos analisados, o Android 16 traria suporte à “transmissão de conteúdo a partir de dispositivos compatíveis com o modo de espera”.
Google pode colocar recurso bem parecido ao ‘Modo Em Espera’ do iPhone no Android 16
O que esses trechos sugerem: celulares e tablets com o sistema do Google poderiam exibir informações (relógios e widgets, por exemplo) enquanto estivessem na horizontal e carregando.

Essa é essencialmente a mesma definição conceitual e prática do “Modo Em Espera” do iPhone (veja acima). Ao conectar o cabo do carregador no celular e virá-lo na horizontal, ele mostra relógio, widgets e notificações.
- Ao ser colocado naqueles carregadores com MagSafe que parecem pequenos pedestais, o iPhone vira basicamente uma tela inteligente (ou rádio-relógio inteligente, a depender da sua idade).
Embora ainda seja cedo para confirmar a funcionalidade, a ideia faz sentido. Afinal, aplicativos de terceiros oferecem soluções parecidas no Android e são populares (este aqui, por exemplo [LINK]). Se o sistema operacional tivesse esse recurso, a experiência do usuário ficaria mais coesa.

Além disso, o avanço do novo padrão de carregamento Qi2 reforça a aposta nessa direção. Isso porque ele promete trazer uma experiência semelhante ao MagSafe para aparelhos Android. Espera-se que mais dispositivos compatíveis com Qi2 cheguem ao mercado em 2025.
Para quem não sabe:
- MagSafe é uma tecnologia criada pela Apple que usa ímãs para conectar acessórios aos seus aparelhos – por exemplo: iPhones;
- A partir do iPhone 12, os aparelhos vem com um anel de ímãs embutido na parte de trás;
- Graças a esse anel, dá para encaixar acessórios – carregadores, capinhas, suportes para carro – magneticamente (daí o nome).
Novo botão (possível) para modo de espera
Outro indício importante é a presença de um possível novo botão de modo de espera na interface do Android 16.
- Especula-se que esse componente pode representar uma evolução direta do Modo Hub já existente no Pixel Tablet;
- Ele ampliaria o uso do Android como central inteligente mesmo com a tela bloqueada.

O Android 16 também deve apresentar diversas mudanças visuais, novas ferramentas de segurança e gestão de bateria, com base no que foi revelado até agora pelo Google e em vazamentos.
Detalhes mais concretos devem ser divulgados durante o Google I/O 2025, que começa na terça-feira (19). No evento, a empresa provavelmente trará novidades sobre Android, IA (Gemini), Chrome.
Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, jornal e revista. No Olhar Digital, onde escreve sobre (quase) tudo.