Temos brasileiros na lista das 100 crianças-prodígio do mundo

O mundo está de olho em jovens talentos – e o Brasil marca presença na lista das 100 crianças prodígios de 2025, criada pelo Global Child Prodigy Awards (GCP Awards). Essa premiação internacional reconhece crianças de até 15 anos que se destacam em diferentes áreas como ciência, arte, música, esportes, escrita, atuação, empreendedorismo e outras. O Programa Olhar Espacial desta semana recebe dois selecionados.

Criado para valorizar e dar visibilidade a jovens com habilidades especiais, o GCP Awards é considerado a primeira e única plataforma global dedicada exclusivamente a identificar e celebrar crianças com talentos acima da média. E o mais interessante: não importa de onde vêm ou qual a área de interesse, o vale mesmo é mostrar ao mundo o que sabem fazer.

Na edição de 2025, o Brasil conta com alguns nomes na lista dos 100 escolhidos, entre eles, dois rostos que já ficaram conhecidos por suas conquistas incríveis: João Pedro Araújo e Nicole Oliveira de Lima Semião, a Nicolinha, ambos do Ceará.

Nicole Oliveira e João Pedro Araújo, dois brasileiros selecionados entre as 100 crianças-prodígio do mundo em 2025, são os convidados desta semana do Programa Olhar Espacial. Créditos: GCP Awards/Montagem: Olhar Digital

João Pedro tem apenas 11 anos e já coleciona feitos impressionantes. Diagnosticado como superdotado, ele passou no vestibular em duas universidades e sonha em estudar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) antes dos 15. Mas ele não quer apenas aprender – quer ensinar também. Por isso, produz vídeos explicando matemática, inclusive cálculo avançado, para todas as idades nas redes sociais. Pelo feito, ele foi reconhecido na categoria “Inteligência e Memória – QI, Mentor”.

Nicolinha é um nome que muita gente no Brasil já ouviu. Com uma paixão enorme pela astronomia, ela ficou conhecida por participar de projetos científicos e identificar asteroides. Foi novamente selecionada pelo GCP Awards, na categoria “Ciência Espacial e Astronomia”. Nicolinha já havia sido premiada em 2022 e agora volta à lista como uma das mentes mais brilhantes da sua geração.

Brasileiros foram escolhidos entre milhares de crianças de 130 países

Nicole, João Pedro e os demais selecionados do país foram escolhidos entre milhares de indicados, de mais de 130 nações. Eles serão homenageados no dia 26 de junho, em uma cerimônia que vai acontecer na House of Commons, no Parlamento Britânico, em Londres, Reino Unido – quando será lançado o Global Child Prodigy Book 2025, com as histórias inspiradoras dos 100 prodígios deste ano.

Segundo os organizadores, mais do que premiar, o evento quer inspirar. “Essas crianças provam que a idade não é um limite para transformar o mundo”, diz Prashant Pandey, fundador e CEO do GCP Awards, em um comunicado oficial enviado à imprensa. 

Além de reconhecer inteligência e criatividade, o prêmio destaca a coragem, a curiosidade e a dedicação dessas crianças em fazer a diferença. Como explica o mentor do projeto,  Abdul Ghani: “Celebramos não só o talento, mas também o esforço. Esses jovens são os líderes e inovadores do futuro.”

100 crianças de 130 países foram selecionada como as mais prodígios do mundo. Créditos: GCP Awards/Montagem: Olhar Digital

A edição anterior do GCP Awards foi realizada em Dubai e contou com a presença de personalidades importantes, como vencedores do Prêmio Nobel. Em 2025, a expectativa é que o evento continue crescendo e atraindo olhares de todo o mundo.

Quer saber mais sobre essas histórias incríveis e entender como essas crianças brasileiras chegaram tão longe? Então não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (16), que recebe Nicolinha e João Pedro para um bate-papo leve, inspirador e cheio de curiosidades sobre o Universo, a Matemática e os sonhos de quem quer mudar o mundo.

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.



Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Boletim informativo

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada, junto com mais de 10.000 clientes e alunos.
×