Já pensou em um mundo sem oxigênio? A má notícia é que isso vai acontecer um dia. A boa é que ainda vai demorar muito, então não se preocupe, você não vai ficar sem ar tão cedo. De acordo com cientistas, esse recurso vital para a vida na Terra deve durar 1 bilhão de anos.
A pesquisa, publicada em 2021 na revista Nature Geoscience e realizada por cientistas da Universidade Toho, no Japão, e do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, estima que, após esse período, o nosso planeta vai entrar em um processo de desoxigenação e se tornar inabitável.
A descoberta foi feita usando uma simulação de computador que criou digitalmente todos os processos geológicos que o nosso planeta deve passar nos próximos milênios. O resultado indica que, à medida que o Sol fica mais quente, ele libera mais energia.
Esse processo vai fazer os níveis de dióxido de carbono na atmosfera da Terra caírem, porque o gás vai absorver o calor e se decompor. Assim, a atmosfera terrestre voltará a ser rica em metano e pobre em oxigênio.
“A atmosfera após a desoxigenação será caracterizada por altos níveis de metano, baixos níveis de CO₂ e ausência de camada de ozônio. O sistema terrestre será provavelmente um mundo dominado por formas de vida anaeróbicas”, disse à rede britânica BBC o pesquisador Kazumi Ozaki.
Segundo os pesquisadores, este processo levaria em torno de 10 mil anos, culminando em um período em que o CO₂ alcançaria níveis tão altos que a vida vegetal será totalmente extinta, o que causaria a extinção de todas as criaturas que vivem na terra e no mar por conta da falta de uma atmosfera respirável.

Vida em uma Terra sem oxigênio
Apesar disso, nem todas as formas de vida na Terra acabariam (pela falta de oxigênio). Algumas bactérias ainda devem sobreviver, fazendo o planeta voltar ao cenário de antes da evolução de plantas e animais.
Leia mais:
O evento também não deve ser causado por conta de catástrofes, como a colisão com um asteroide, mas sim é um processo inevitável (até o momento) e natural.
Um dos destaques do estudo é que consideramos o oxigênio como algo vital na busca por vida em outros planetas. Mas a pesquisa mostra que a vida microbiana deve continuar na Terra mesmo sem o elemento, indicando que é improvável que o oxigênio seja uma característica determinante em mundos habitáveis.