Pix por aproximação já está disponível! Mas não para todo mundo

O Nubank implementou nesta quinta-feira (08) a opção de realizar o Pix por aproximação. Na prática, o recurso dispensa o uso de carteiras digitais (como a do Google) e do QRCode, e permite mais métodos de pagamento, como parcelamento do Pix no cartão de crédito.

Por ora, a funcionalidade está disponível apenas para usuários do sistema Android e será implementada gradualmente para clientes pessoa física.

Pessoa aproximando celular de outro celular para ilustrar funcionamento do Pix por Aproximação lançado pelo Banco do Brasil
Pagamento por aproximação depende de máquinas habilitadas (Imagem: Divulgação/Cielo)

Nubank lança Pix por aproximação

Com o Pix por aproximação, não será mais necessário adicionar dados bancários à carteira do Google (ou outras carteiras digitais), nem escanear o QRCode das máquinas de pagamento. Para pagar, basta ter uma chave Pix cadastrada no Nubank, abrir o aplicativo do banco e escolher a opção “Pix por aproximação”. Então, é só aproximar da maquininha.

Também é possível criar um atalho na tela inicial do celular para acessar o recurso com mais facilidade. Ensinamos como fazer isso mais adiante.

A novidade vale apenas para dispositivos Android e NFC (uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a troca de informações por proximidade), e pode ser usada em máquinas habilitadas para essa tecnologia.

O cliente pode escolher entre pagar à vista, com o saldo disponível em conta, ou parcelar a compra no crédito em até 12 vezes.

Confirmação do pagamento depende de senha ou biometria (Imagem: Nubank/Reprodução)

Como fica a segurança?

Em nota, o Nubank explicou que a confirmação do pagamento depende de biometria ou senha de quatro dígitos.

Ainda de acordo com o banco, o recurso “herda os altos padrões de segurança já implementados no Pix e em todo o ecossistema Nubank, incluindo os limites personalizáveis do Modo Rua e os limites transacionais da Área Pix”.

E o iOS?

Ainda não há expectativa de lançamento do Pix por aproximação nos dispositivos iOS.

Isso porque a Apple está em confronto com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre o assunto: a instituição afirma que a empresa cria “artificialmente barreiras” para a chegada do recurso ao sistema operacional. Já a big tech responde que a legislação brasileira não a impede de “cobrar uma taxa pelos seus serviços”.

O Olhar Digital deu detalhes sobre embate aqui.

Leia mais:

Como criar o atalho do Pix por aproximação

  • Abra o aplicativo do Nubank;
  • Acesse a opção “Pix” e, em seguida, “Pagar”;
  • Selecione a opção “Pix por aproximação”;
  • Clique no ícone “Configurações” dentro do app e adicione o atalho.

Compartilhe esta postagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Boletim informativo

Receba dicas e recursos gratuitos diretamente na sua caixa de entrada, junto com mais de 10.000 clientes e alunos.
×