Olhar Digital > Pro > Em carta aberta, CEOs defendem ensino de IA em escolas dos EUA
Apenas 12 dos 50 estados do país exigem que os alunos aprendam ciência da computação, mesmo que sejam noções básicas

Compartilhe esta matéria

Tudo sobre Estados Unidos

Tudo sobre Inteligência Artificial
Mais de 250 CEOs assinaram carta aberta apoiando a educação em inteligência artificial (IA) e ciência da computação do ensino fundamental e médio em escolas dos Estados Unidos. Entre os signatários, estão o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o CEO da Etsy, Josh Silverman, e o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi.
Apenas 12 estados do país exigem que os alunos aprendam ciência da computação, mesmo que sejam noções básicas, de acordo com o documento. No entanto, “a maioria dos estudantes sequer tenta cursar, porque não é um requisito para a graduação”.
Para os executivos, não se trata apenas de uma questão educacional, mas de “acabar com as desigualdades de qualificação e renda que persistem há gerações”. O impacto econômico seria de US$ 660 bilhões (R$ 3,75 trilhões, na conversão direta) por ano, segundo a carta.
Apenas um curso de ciência da computação no ensino médio aumenta os salários em 8% para todos os alunos, independentemente da carreira ou se frequentam a faculdade, diz o documento.

Sonho americano
Os signatários afirmam que todos têm a responsabilidade de preparar a próxima geração para o “novo sonho americano”, proporcionando educação que “reflita as demandas do nosso tempo”.
“Trata-se também de manter os Estados Unidos competitivos. Países, como Brasil, China, Coreia do Sul e Singapura já tornaram ciência da computação ou IA obrigatória para todos os alunos. Os Estados Unidos estão ficando para trás.”
O movimento diz contar com o apoio bipartidário de líderes de democratas e republicanos para incluir as disciplinas no currículo escolar. Nos últimos dez anos, todos os 50 estados deram passos à frente, e 100 mil professores começaram a ensinar ciência da computação, afirmam.
Leia mais:

Ordem executiva para a IA virar tema escolar
- Em abril, o presidente Donald Trump emitiu ordem executiva para promover a integração da IA no ensino fundamental e médio, no ensino superior e nos locais de trabalho por meio de parcerias entre a indústria e a academia;
- A medida cria a força-tarefa da Casa Branca sobre Educação em IA, presidida pelo Diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca e outros membros da administração, como o Secretário de Educação, o Secretário do Trabalho e o Conselheiro Especial para IA e Cripto;
- Além disso, a ordem libera o financiamento da Lei de Inovação e Oportunidade da Força de Trabalho (WIOA, na sigla em inglês) para desenvolver habilidades de IA e apoiar oportunidades de aprendizagem baseadas no trabalho em ocupações que utilizam a tecnologia.

Colaboração para o Olhar Digital
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.